Modelos de Simulacion. Vensim. Dinamica de Sistemas. Modelos de Simulacion. Vensim. Dinamica de Sistemas. Modelos de Simulacion. Vensim. Dinamica de Sistemas. Vensim.

Boletín de Dinámica de Sistemas

Simulador de uso de fertilizantes na agricultura

Basado en un modelo de simulación con Vensim

Marcelo Rocha de Assis
rochassis@ig.com.br

1. Resumo do problema

O Brasil é o segundo país no mundo que mais aplica agrotóxicos na produção agrícola. Hoje aplicamos cerca de 7,3 milhões de dólares anuais em fertilizantes na agroindústria. Perdemos apenas para os Estados Unidos que aplica cerca de 7,8 milhões de dólares anuais.
Não sabemos exatamente quais as razões que nos levam a aplicar essa quantidade tão grande de agrotóxicos em nossa indústria agrária. Uns dizem que é por causa da grande dimensão de nossos campos agrícolas, outros acreditam que se trata apenas de uma cultura preventiva de nossos agricultores.
Este projeto tem a pretensão de mapear os principais fatores envolvidos num sistema produtivo agrícola e criar um modelo que sirva de estudo para os produtores aprenderem como o sistema produtivo como um todo sofre com as suas variações.
Este projeto tem por objetivo mapear os principais elementos envolvidos num sistema produtivo agrícola e criar um modelo que sirva de base para o estudo da variação desses elementos, corelacionado-os com a aplicação de fertilizantes.

2. Principais variáveis envolvidas no modelo

O modelo foi desenvolvido com base em 4 variáveis, consideradas principais para o entendimento do problema de excesso de aplicação de agrotóxicos na agricultura. São elas:
taxa de aplicação ou dosagem -> é o percentual em que é aplicado o agrotóxico na agricultura.
aplicação de agrotóxicos -> são os agrotóxicos totais aplicados na agricultura.
taxa ou fator de perda -> são as perdas que ocorrem durante a aplicação de agrotóxicos.
custo –> é o valor gasto na aplicação de agrotóxicos na produção agrícola.
Obs: todas as variáveis são quantificadas pela unidade de medida R$ /hectare, que significa a quantidade de dinheiro aplicado por hectare.

3. Simples diagrama de ciclo causal

4. Diagrama de fluxo correspondente e equações

Simulador de uso de fertilizantes na agricultura

5. Considerações sobre o comportamento do modelo

Toda aplicação de agrotóxicos na produção agrícola apresenta um fator de perda, que está relacionado a qualquer deficiência no processo de aplicação em si ou no produto agrotóxico aplicado, que não produz o resultado esperado na produção. Isso representa além de uma perda em dinheiro, um aumento cada vez maior de agrotóxico aplicado na agricultura na tentativa de suprir esta perda.
Por essa razão, em cada aplicação de agrotóxicos, deve-se buscar o equilíbrio entre este fator de perda e a taxa de aplicação para se atingir o melhor resultado ao menor custo operacional possível.
Esse modelo também poderia ser expandido, acrescentando-se a variável “rendimento da produção agrícola”, que seria uma função das variáveis “aplicação de agrotóxicos” e “perdas”.

(*) Puede solicitar información más detallada de este trabajo al autor


Vensim Online Courses
.


Basic Level

.

.


Intermediate Level

.

.


Advanced Level

.

Books

System Dynamics
Theory and practical exercises of SD


System Dynamics
Common Mistakes in System Dynamics

.

SDS CONFERENCES

2004  Oxford
2005  Boston
2006  Nijmegen   
2007  Boston
2008  Athens
2009  Albuquerque    
2010  Seoul
2011  Washington
2012  St. Gallen
2013  Cambridge
2014  Delft
2015  Cambridge
2016  Delft
2017  Cambridge
2018  Reykjavík

Google
Home     Information

System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim. System Dynamics. Vensim.