4.13. GERENCIAMENTO DINÂMICO DE UM PROJETO
Modelos de simulação baseados em Dinâmica de Sistemas com Vensim
Existem muitas atividades, desde escrever um livro até construir um navio, que apresentam umas características bastante parecidas. Em primeiro lugar, um objetivo e uma previsão de quanto custará lograr este objetivo. À continuação, uma fase na qual utilizamos uma quantidade de trabalho e recursos e, finalmente, com maior ou menos sucesso, se alcança o objetivo desejado.
No entanto, muitos projetos acabam levando muito mais tempo e custando muito mais que o esperado no início, além do resultado ser pior que o esperado...
À continuação, veremos um modelo para nos ajudar a compreender os aspectos relacionados à realização de um projeto. Para que seja mais fácil de entender, vamos imaginar um projeto genérico como fazer a planta de um edifício, apesar de o modelo ser aplicável a muitos outros casos como criar um novo software, desenhar um novo produto, etc.
Os modelos podem servir tanto para estudar projetos de construção – onde a disponibilidade de material é importante – até pesquisas científicas, nas quais as experiências desempenham um papel essencial.
No processo de conceituar e criar o modelo vamos seguir um procedimento progressivo. Começaremos com a estrutura mais simples do problema para ir melhorando o modelo à cada nova versão. Esta é uma técnica útil, já que reproduz etapas nas quais o modelo reproduz bem alguns aspectos da realidade e, simultaneamente, nos mostra aonde deve ser melhorado. Iremos simulando cada etapa para ir vendo o efeito das mudanças introduzidas de uma etapa à outra.
Vamos usar o computador para que possamos ver claramente os efeitos das mudanças que introduzimos na estrutura do modelo. Mesmo assim, apesar do computador ser muito eficiente na hora de fazer os cálculos, somos nós que devemos interpretar corretamente os resultados das simulações realizadas. Para isso, é importante sempre, antes de realizar a simulação, tomar consciência do resultado esperado. Desta forma, os resultados do computador nos permitem confirmar ou não nossas expectativas e, no caso que os resultados não coincidem com o esperado, tentar compreender a razão.
|